quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como atuam os Óleos Essenciais - OE

Como já foi dito, o sistema límbico e o hipotálamo controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo. A aromaterapia trabalha justamente ativando determinadas áreas destes dois sistemas.

Os OE penetram no organismo de 2 maneiras:



Através da inalação: via cílios olfatórios e bulbo olfatório estimularão o sistema nervoso, o sistema límbico e endócrino, desencadeando liberação hormonal e resposta emocional. Ainda, via inalação poderão chegar até o sistema circulatório via pulmões, ocasionando respostas físicas imediatas como diurese, hipertensão etc.

Através da absorção pela pele: via folículos pilosos e poros sudoríparos da pele, penetram nos capilares sanguíneos da derme, por onde alcançarão a corrente sanguínea, provocando respostas terapêuticas variadas, dependendo da necessidade do organismo. Assim como as moléculas odoríferas interagem com o sistema nervoso através de sinalização e impulsos eletroquímicos, elas também são fácil e rapidamente absorvidas pela pele devido à sua alta solubilidade lipídica, afinidade lipofílica das membranas celulares e pelo tamanho diminuto de suas moléculas.

Estudos demonstraram que após uma massagem com óleo vegetal aromatizado em concentração de 2% de OE de lavanda, foram detectados moléculas aromáticas como linalol e acetato de linalina na corrente sanguínea. A concentração é mais alta após 20 minutos do término da massagem, tornando-se indetectável após 90 minutos.