segunda-feira, 7 de abril de 2014

OE de Lavanda no alívio da tensão pré-menstrual

Óleo essencial de lavanda usado para aliviar os sintomas pré-menstruais emocionais: um estudo cruzado randomizado.

JUSTIFICATIVA: a maioria das mulheres em idade reprodutiva experimentam uma constelação de vários sintomas na fase pré-menstrual, mais conhecida como síndrome pré-menstrual (TPM). Apesar de sua relevância, nenhum tratamento é universalmente reconhecido como eficaz e muitas mulheres se voltam para abordagens alternativas, incluindo aromaterapia, tratamento holístico mental e corporal. O presente estudo investigou os efeitos calmantes da aromaterapia sobre os sintomas pré-menstruais usando o óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), um óleo essencial relaxante a partir da perspectiva da função do sistema nervoso autônomo.

MÉTODOS: dezessete mulheres (20,6 + / - 0,2 anos ) com leve a moderados sintomas pré-menstruais subjetivos participaram de um estudo randomizado cruzado. Os indivíduos foram analisados ​​em duas ocasiões distintas (ensaios de aroma e controle) nas fases tardias-lútea. Foram utilizados dois tipos de estimulação (óleo essencial de lavanda e água como controle). Esta variabilidade experimental mediu a freqüência cardíaca (VFC), refletindo a atividade do nervo autônomo e do Perfil dos Estados de Humor (POMS) como um índice psicológico antes e depois da estimulação aromática.

RESULTADOS: apenas uma inalação  de 10 min do aroma da lavanda aumentou significativamente a alta freqüência (HF) de energia que reflete a atividade do sistema nervoso parassimpático, em comparação com a água (efeito aroma: F= 4,50 , p= 0,050; efeito tempo: F= 5,59 , p =0,017); (efeito aroma x tempo: F= 3,17 , p= 0,047). A taxa de aumento do poder de HF foi maior entre 10-15 min (p= 0,051) e 20 - 25 min (p= 0,023) no experimento com a lavanda do que no experimento de controle com a água. Além disso, os testes POMS revelou que a inalação do óleo essencial de lavanda diminuiu significativamente duas subescalas POMS - depressão ( p= 0,045) e confusão (p= 0,049) sintomas pré-menstruais comuns, na fase lútea tardia, contanto 35 minutos após a estimulação  com o aroma.


CONCLUSÕES: o presente estudo indicou o óleo essencial de lavanda como uma modalidade terapêutica potencial para aliviar os sintomas pré-menstruais emocionai , o que, pelo menos em parte ], pode ser atribuído à melhoria da atividade do sistema nervoso parassimpático. Este estudo sugere, ainda, que a VFC poderia avaliar a eficácia da aromaterapia usando várias óleos essenciais para aliviar os sintomas pré-menstruais e, finalmente, apoiar a saúde da mente e do corpo da mulher.

Tradução: Terra Flor Aromaterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você pensa sobre este post.